A questão da ética na relação professor-aluno
Eliana Garcia ; orientador: Marcio Maksimavicius
Trabalho Acadêmico
Português
TA G198q
São Paulo : O Autor, 2018.
43p.
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de pós-graduação em Docência do Ensino Superior apresentado à Universidade Paulista - UNIP.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Paulista - UNIP, São Paulo, 2018
A ética, nos dias atuais, tem estado no centro de muitas discussões e tem sido um assunto recorrente em vários setores da sociedade. A educação, que se traduz em processos que envolvem ensino e aprendizagem com o intuito de formar intelectualmente e moralmente o indivíduo, tem uma relação muito...
Ver mais
A ética, nos dias atuais, tem estado no centro de muitas discussões e tem sido um assunto recorrente em vários setores da sociedade. A educação, que se traduz em processos que envolvem ensino e aprendizagem com o intuito de formar intelectualmente e moralmente o indivíduo, tem uma relação muito próxima com a ética. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é conduzir o leitor a uma reflexão acerca da questão ética na educação e, especialmente, na relação professor-aluno. Verifica-se que a figura do educador, no ambiente escolar, assume uma importância fundamental nessa relação, uma vez que ele pode se tornar marcante e decisivo na formação dos educandos. Além dos vários saberes necessários à formação do docente, entre eles a sua capacidade científica e seu domínio técnico para o ensino dos conteúdos, verifica-se que é de suma importância que o professor saiba lidar com a afetividade, a motivação e a sensibilidade a fim de manter uma boa relação com seus alunos e assim promover a cooperação, o respeito, a solidariedade, a cidadania e outros valores necessários para uma boa convivência no ambiente escolar e, consequentemente, em sociedade. Para aprofundarmos todas essas discussões a respeito da ética e da educação procuramos embasar nossa pesquisa na leitura de trabalhos de vários teóricos e educadores, entre eles Álvaro L. M. Valls (1993), Adolfo Sánchez Vásquez (1998), Marilena Chaui (1988), Amorim Neto e Rosito (2009), Mario Sergio Cortella (2015), Yves de La Taille (2010), Paulo Freire (1996), entre outros pesquisadores e estudiosos. Esperamos que a presente pesquisa possa contribuir para que novas discussões sejam suscitadas a fim de que se estabeleçam outras formas de promover uma educação ética voltada para uma convivência mais harmoniosa, feliz e humana.
Ver menos
Maksimavicius, Márcio
Orientador
A questão da ética na relação professor-aluno
Eliana Garcia ; orientador: Marcio Maksimavicius
A questão da ética na relação professor-aluno
Eliana Garcia ; orientador: Marcio Maksimavicius