Nota Técnica 1 (CLIRN)/2018

Outros

04/06/2018

Sugere a criação de um Núcleo de Perícias Judiciais na JFRN com o objetivo de estabelecer rotinas e parâmetros a respeito de perícias judiciais, médicas, assistenciais ou de engenharia.

CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA JFRN TEMA Nº 14 - NÚCLEO DE PERÍCIA: ESTRUTURAÇÃO NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 Relator: José Carlos Dantas T. de Souza I - RELATÓRIO As demandas envolvendo pericias judiciais, medicas, assistenciais ou de engenharia, têm se avolumado nas últimas duas décadas. São milhares os...
Texto integral

CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA JFRN

TEMA Nº 14 - NÚCLEO DE PERÍCIA: ESTRUTURAÇÃO

NOTA TÉCNICA Nº 01/2018

Relator: José Carlos Dantas T. de Souza

 

I - RELATÓRIO

As demandas envolvendo pericias judiciais, medicas, assistenciais ou de engenharia, têm se avolumado nas últimas duas décadas.

São milhares os pedidos de reconhecimento de incapacidade laborativa contra o INSS. Outros tantos s8o apresentados no intuito de reconhecimento de impedimento para Benefício de Prestação Continuada (BPC), de deficiência para aposentadoria ou pensão por morte. Igualmente, se solicita auxilio-acidente em representativo número. Contra a União, e comum pedir reforma de militar temporário ou auxílio-invalidez, além de alguns casos de integralidade de aposentadoria proporcional e de aposentadoria por invalidez. Contra a Fazenda Nacional, há pedidos de isenção de Imposto sobre Renda e de Imposto sobre Produtos Industrializados.

Crescem também as demandas envolvendo perícias de engenharia. As mais comuns são sobre: adicional de insalubridade de servidor público, vício de construção de imóvel, tempo especial previdenciário e grafotécnica em contrato de empréstimo.

Por fim, se consolidou a designação de Estudo Social para melhor averiguação de miserabilidade em demanda de BPC, de companheirismo em benefícios familiares e de segurado especial. A presente Nota Técnica busca estabelecer rotinas e parâmetros seguros a respeito dessas pericias judiciais.

 

[...]

 

IV- CONCLUSÃO

Diante da fundamentação exposta, as seguintes medidas são sugeridas:

1. A criação de um Núcleo de Perícias Judiciais na JFRN, após aprovação pelos juízes da seção judiciária, cabendo ao mesmo: a) manter repositório de quesitações utilizadas; b) cadastrar os peritos judiciais, conforme exigência do art. 156, §§ 1º, 2º e 3º, do CPC; c) implementar o sistema de cooperação judiciária na designação de perícias através de varas irmãs, conforme regulação em portaria; d) organizar e realizar mutirão de perícia após solicitação de magistrado interessado, havendo disponibilidade financeira;

2. O encaminhamento da presente Nota Técnica ao Centro Nacional de Inteligência do CJF - Conselho da Justiça Federal;

3. Oficiar ao CNJ - Conselho Nacional de Justiça, para fins de monitoramento de medida implementada em sintonia com a Recomendação Conjunta CNJ/AGU/MTPS nº 1 de 2015, art. 3º;

4. Oficiar a Corregedoria do TRF da 5ª Região.

 

Natal/ RN, 04 de junho de 2018

 

JOSÉ CARLOS DANTAS TEIXEIRA DE SOUZA

Juiz federal - Relator do CI-JFRN

 

 

Este texto não substitui o publicado oficialmente

 

Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal (CIN)