Aspectos positivos e negativos da simplificação da linguagem juridica
Roger Willians Dorneles dos Santos
Trabalho Acadêmico
Português
TA S238a
Jaboticabal : O Autor, [2015].
17p.
Trabalho de Conclusão do Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa ¿ Compreensão e produção de textos ¿ DJBPO0813.
Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, [2015]
Como bem se sabe a linguagem jurídica é produto de construção sóciocultural, indispensável à efetivação do acesso à Justiça e careceria estar, por princípio constitucional, ao alcance de todos. Tem-se conhecimento que apresentada de maneira escamoteada e diluída entre os fatores sócio-culturais que...
Ver mais
Como bem se sabe a linguagem jurídica é produto de construção sóciocultural, indispensável à efetivação do acesso à Justiça e careceria estar, por princípio constitucional, ao alcance de todos. Tem-se conhecimento que apresentada de maneira escamoteada e diluída entre os fatores sócio-culturais que atrapalham o direito de acesso à Justiça, a reflexão a respeito de a linguagem jurídica não tem guardado espaço de ênfase nos livros que tratam sobre essa garantia fundamental. Incomodada com os obstáculos interpostos em meio a terminologia usada nas decisões judiciais e a comunicação do Judiciário com a sociedade à qual serve, a Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB - iniciou, em 2003, uma campanha em favor da simplificação dos termos jurídicos. Tem-se conhecimento que é fato que algumas peças jurídicas são redigidas de maneira que é impossível a alguém que não seja parte do meio jurídico compreendê-las. Como bem se sabe ainda que se escutem algumas vozes opostas, o coro mais alto tem sido mesmo daqueles que sustentam a simplificação. Conhecedores da saliente proximidade que a linguagem jurídica carece ter com as partes que buscam o acesso à Justiça, dessemelhantes instituições têm movido esforços no sentido de conscientizar os profissionais da área da importância de uma comunicação simples, clara e eficaz. Este trabalho teve como objetivo estudar os Aspectos positivos e negativos da simplificação da linguagem jurídica. Utilizou-se como metodologia deste trabalho, uma revisão bibliográfica pertinente ao tema, valendo-se de livros, revistas e periódicos. Concluiu-se que a simplificação da linguagem jurídica é aconselhável, ocasionará benefícios a todos os envolvidos e irá aproximar esse tipo de linguagem à população.
Ver menos
Aspectos positivos e negativos da simplificação da linguagem juridica
Roger Willians Dorneles dos Santos
Aspectos positivos e negativos da simplificação da linguagem juridica
Roger Willians Dorneles dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra