Carro elétrico : desafios para sua inserção no mercado brasileiro de automóveis
Luiz Henrique Rocha
Trabalho Acadêmico
Português
TA R574c
2013.
76p.
Monografia à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013
O automóvel é um meio de transporte utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. No decorrer de sua história, este passou por diversas transformações e desenvolvimento de acordo com a evolução tecnológica. Durante os seus mais de 100 anos de existência sua produção e comercialização foram...
Ver mais
O automóvel é um meio de transporte utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. No decorrer de sua história, este passou por diversas transformações e desenvolvimento de acordo com a evolução tecnológica. Durante os seus mais de 100 anos de existência sua produção e comercialização foram influenciadas diretamente por cenários externos, como economia e política. Desta maneira, a indústria automobilística que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo e muitas outras atividades a ela relacionadas, como a indústria petrolífera, não estão alheias a pressões de grupos ou classes dominantes. O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico trouxeram à tona preocupações quanto à saúde pública e o meio ambiente, a busca pela substituição de modelos poluidores por outros mais sustentáveis recebe investimentos milionários em P&D. O etanol apresenta-se como o resultado de pesquisas para a obtenção de um combustível mais sustentável e proveniente de fontes renováveis, o Brasil pioneiro em seu desenvolvimento e também na produção de automóveis que o utiliza como combustível realiza sua promoção em todo o mundo. O carro elétrico, da mesma maneira, surge como uma tecnologia alternativa, apresentando-se como um meio de transporte em conformidade com o bem-estar ambiental, mas sua introdução no mercado automobilístico está condicionada a alguns fatores que vão de encontro a interesses políticos e financeiros estabelecidos atualmente. Ambas as tecnologias, o carro movido por etanol e o carro elétrico, apresentam vantagens e deficiências quanto aos impactos socioambientais decorrentes de seus ciclos de vida. Defensores do automóvel elétrico reivindicam maior apoio governamental para a introdução deste modelo no Brasil e assinalam que sem investimento público dificilmente este modelo circulará no país. Por outro lado, o etanol é defendido por empresários do setor sucroalcooleiro que afirmam que o país já possui o seu carro verde e que investimentos em outras tecnologias são desnecessários. São diversos os desafios a serem superados para a introdução do carro elétrico no Brasil, a principal discussão segue em torno da fonte de energia para geração de eletricidade quando da utilização do carro elétrico. Em muitos casos estas são extremamente poluentes, como o carvão na China ou de grande risco, como a nuclear na França. No Brasil a polêmica direciona-se às hidrelétricas que implicam em diversos impactos socioambientais nas regiões de suas instalações. O carro elétrico já está presente em diversos países, como França, Japão e China. No Brasil são irrisórias as medidas governamentais para sua produção ou importação, este descaso por parte do governo brasileiro pode fazer com que o país largue atrás no conhecimento de uma tecnologia promissora que envolve um mercado de grande importância mundial que é o de automóveis.
Ver menos
Carro elétrico : desafios para sua inserção no mercado brasileiro de automóveis
Luiz Henrique Rocha
Carro elétrico : desafios para sua inserção no mercado brasileiro de automóveis
Luiz Henrique Rocha
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra