Linguagem jurídica : suas características e sua trajetória para o futuro
Solange dos Anjos Galante Dias Fagundes
Trabalho Acadêmico
Português
TA F143L
Jaboticabal : O Autor, 2010.
[48]p. em diversas paginações.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Compreensão de Textos.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, 2010
Linguagem e Direito estão intimamente relacionados, pois a linguagem é o instrumento utilizado para a sua expressão e materialização. Estudar o Direito é estudar a linguagem na qual ele se manifesta e, paralelamente, estudar a sociedade. Linguagem é discurso. Estudar a sociedade é, por sua vez,...
Ver mais
Linguagem e Direito estão intimamente relacionados, pois a linguagem é o instrumento utilizado para a sua expressão e materialização. Estudar o Direito é estudar a linguagem na qual ele se manifesta e, paralelamente, estudar a sociedade. Linguagem é discurso. Estudar a sociedade é, por sua vez, estudar o homem e a sua ideologia. Homem, linguagem. Direito e sociedade são inseparáveis. Em virtude da falta de transparência da linguagem jurídica, a interpretação passa a ser uma necessidade, uma vez que permite esclarecer os aspectos ambíguos e vagos, originários da especificidade e hermetismo inerentes a sua constituição. O ensino jurídico que se atém aos limites do Positivismo e da gramaticalidade na interpretação dos textos, fornece apenas uma visão ilusória do Direito. É evidente a falta de aceitação e disposição para mudanças, quando verificamos o uso cotidiano de modelos e expressões consagradas e algumas até mesmo arcaicas e ultrapassadas. A formação ideal dos profissionais, operadores do Direito e dos cidadãos em geral deve levar em conta a constante mudança da sociedade, inclusive de seus aspectos tecnológicos e ser focada em uma visão integrada das Ciências Jurídicas, que inclui aspectos culturais, econômicos, ideológicos e também linguísticos, pois o homem é a linguagem e a linguagem é o homem.
Ver menos
Linguagem jurídica : suas características e sua trajetória para o futuro
Solange dos Anjos Galante Dias Fagundes
Linguagem jurídica : suas características e sua trajetória para o futuro
Solange dos Anjos Galante Dias Fagundes
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra