Contrastes entre o regime prisional legal e a realidade do sistema carcerário no Estado de São Paulo
Simone de Alcântara Savazzoni
Trabalho Acadêmico
Português
TA S277c
São Paulo : O Autor, 2010.
244p.
Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito das Relações Sociais - Direito Penal, sob a orientação do Professor Livre Docente Guilherme de Souza Nucci.
Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010
O presente estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade das regras contidas na Lei de Execução Penal (LEP) e os reflexos no sistema carcerário do Estado de São Paulo. Para tanto, apresenta-se a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito demonstrando-se,...
Ver mais
O presente estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade das regras contidas na Lei de Execução Penal (LEP) e os reflexos no sistema carcerário do Estado de São Paulo. Para tanto, apresenta-se a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito demonstrando-se, fundamentadamente, a sua necessária observância no cumprimento da pena. Utiliza-se também de uma retrospectiva histórica da pena e da prisão, e suas finalidades. No cerne do trabalho são analisadas as principais regras contidas na LEP acerca da assistência e direitos assegurados aos presos. Contudo, a meta principal deste estudo é conhecer, através de pesquisa de campo, a realidade das prisões no Estado de São Paulo e confrontando-a com as previsões legais, identificar os fatores que dificultam a reintegração social dos presos. Verifica-se que durante o cumprimento da pena não há qualquer trabalho voltado para elevação da escolaridade, profissionalização e fortalecimento do apenado enquanto pessoa e cidadão, o que evidencia o contraste entre o sistema legal e a realidade carcerária. Diante desta constatação defende-se que os desafios da reintegração social precisam ser enfrentados pela sociedade, por meio dos Conselhos da Comunidade, que devem intervir e articular forças na organização, construindo espaços para a ação e participação do apenado no sentido de melhorar as suas condições para o mercado de trabalho e, assim, alcançar a necessária e tão almejada reintegração social.
Ver menos
Contrastes entre o regime prisional legal e a realidade do sistema carcerário no Estado de São Paulo
Simone de Alcântara Savazzoni
Contrastes entre o regime prisional legal e a realidade do sistema carcerário no Estado de São Paulo
Simone de Alcântara Savazzoni
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra