As figuras de linguagem
Juliana Ferreira Zabatieri Garcia ; orientadora: Djenane Sichieri Wagner Cunha
Trabalho Acadêmico
Português
TA G199g
São Paulo : O Autor, 2009.
29 p.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, São Paulo, 2009
As figuras de linguagem são desvios das normas estritas de linguagem, com fins expressivos. Sua função principal é provocar uma surpresa no leitor, fazendo-o prestar atenção não só no que o autor diz, mas no que ele quer expressar, como se construiu o texto. Essa surpresa decorre de um desvio em...
Ver mais
As figuras de linguagem são desvios das normas estritas de linguagem, com fins expressivos. Sua função principal é provocar uma surpresa no leitor, fazendo-o prestar atenção não só no que o autor diz, mas no que ele quer expressar, como se construiu o texto. Essa surpresa decorre de um desvio em relação à linguagem predominantemente informativa. Compreendem as figuras de palavras ou tropos, que são aquelas que empregam uma palavra num sentido diferente do seu convencional; as figuras sintáticas ou de construção, que decorrem da disposição inesperada, incomum das palavras na frase ou ainda de concordância irregular, ou possíveis repetições ou omissões de termos; as figuras de pensamento, que ocorrem toda vez que um enunciado expressa idéia diferente daquela que sua forma lingüística parece indicar; e as figuras de som ou de harmonia, que produzem efeitos na linguagem com a repetição de sons ao longo de uma oração ou texto, ou com a imitação de barulhos e sons produzidos pelas coisas ou seres. Constituem-se num recurso lingüístico muito utilizado na literatura, poesia e na música, cuja intenção é expressar os sentimentos do autor. Também são uma ferramenta de expressão na imprensa e na propaganda, com o intuito de chamar a atenção do consumidor da notícia e dos produtos anunciados. Encontram seu campo mais fértil na linguagem cotidiana, sendo que por muitas vezes não nos damos conta que as estamos utilizando. Seu estudo nos auxilia a compreender melhor estes textos literários.
Ver menos
As figuras de linguagem
Juliana Ferreira Zabatieri Garcia ; orientadora: Djenane Sichieri Wagner Cunha
As figuras de linguagem
Juliana Ferreira Zabatieri Garcia ; orientadora: Djenane Sichieri Wagner Cunha
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra